OLÁ, COLEGAS!

Sejam bem-vindos ao espaço de socialização de nossas atividades.
Espero que possamos trocar experiências e saberes no mundo das TICs - Tecnologias de Comunicação e Informação.
Malba SantosNTE/AL
ntemcz@gmail.com
3315-1429

Introdução a Educação Digital

Introdução a Educação Digital



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dário de bordo - Delba

" Ilha das Flores "

O vídeo “Ilha das Flores”, é um documentário o qual não é ficção, cujo autor é Jorge Furtado, traz como temas centrais, a desigualdade social, a miséria, a fome, o lucro e a disputa entre o ser humano e o animal.
O vídeo faz referência ao ser humano, como sendo um animal diferente dos outros por possuir um encéfalo desenvolvido e polegar opositor, o qual possibilita ao ser humano armazenar, processar e entender as informações.
O documentário “Ilha das Flores”, narra fatos de uma forma descontraída e inteligente, interliga situações as quais vivenciamos na sociedade. Inicialmente mostra um homem que cultiva tomates e vende toda sua produção para um supermercado, trocando seu trabalho por dinheiro, visando o lucro. Posteriormente, uma mulher compra os tomates no supermercado, com o objetivo de fazer um molho para carne de porco. O tomate que não serve para o molho é jogado no lixo. Sendo o lixo, um atrativo para bactérias e germes causador de doenças. Esse lixo é colocado em um lugar longe, localizado em Porto Alegre (RS), ironicamente chamado: “Ilha das Flores”, onde há poucas flores na Ilha das Flores. Nesse lugar o lixo é separado, o que não serve de alimento para os porcos que habitam o lugar, vai para ser comida de seres humanos, ora caracterizados como seres que possuem encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor e que mesmo assim, precisam fazer fila de dez em dez, para serem autorizados a entrarem no lixão com o tempo de cinco minutos e escolher em meio ao resto dos porcos.
O vídeo conclui que o fato de não ter dinheiro e não ser dono de si, o homem passa por essa situação, e mesmo sendo diferenciado dos outros animais por ter encéfalo altamente desenvolvido e pelo polegar opositor. Evidencia o ser humano como livre. “E liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
Enfim, o documentário leva-nos a refletir sobre as desigualdades sociais de uma sociedade capitalista e consumista que visa o lucro. Nesse tipo de sociedade, o lixo é disputado e de é fundamental importância para sobrevivência de muitos seres humanos caracterizados por encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor. Diante dessa situação, nos leva a seguinte indagação: Onde estão as políticas públicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário